Citânia de Santa Luzia
Conhecida por “Cidade Velha de Santa Luzia”, o registo da existência destas ruínas remonta, pelo menos, ao século XVII. Mas será no século XIX que se iniciam as primeiras escavações, consolidadas já no século seguinte.
Com apenas um terço da área total abrangida originalmente pela Citânia a descoberto, esta constitui um notável exemplar dos povoados fortificados existentes no Noroeste Peninsular, tanto pela sua dimensão, como pelo planeamento urbanístico, tipologia construtiva e caráter defensivo.
Situado no Monte de Santa Luzia, num local geograficamente estratégico, de onde se domina toda a área envolvente, desde o estuário e foz do Rio Lima até ao Atlântico, este povoado castrejo teve uma ocupação duradoura e é um dos mais conhecidos e importantes para o estudo da proto-história e romanização do Alto Minho.
Encontre-nos no Centro Interpretativo da Citânia de Santa Luzia e parta à descoberta da “Cidade Velha”!
Saber que podemos fazer parte das suas recordações, é para nós um enorme orgulho.
Encontre criações singulares, concebidas de forma a caraterizarem o espaço que as inspirou e, em simultâneo, diferenciá-lo naquilo que o torna irrepetível. Descubra ainda livros, catálogos e diversas coleções sobre Arte e Património Cultural.