Villa Romana de São Cucufate
Aberto: De 2 de maio a 15 de setembro: terça-feira das 14h30 às 18h30; quarta-feira a domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h30 | De 16 de setembro a 30 de abril: terça-feira das 14h00 às 17h00; quarta-feira a domingo das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30
Encerrado: segunda-feira a terça-feira de manhã; 1 de janeiro; Domingo de Páscoa; 25 de abril; 5ª feira da Ascenção (feriado municipal); 1 de maio; 25 de dezembro
Construida no século I d.C., a villa romana de São Cucufate foi um centro de exploração agrícola onde poderá ter residido o proprietário, dominando a paisagem a sul, até Beja.
Inicialmente com funções de casa agrícola, a villa irá desenvolver-se e monumentalizar-se até ao século IV, apresentando três fases distintas. A primeira data do século século I e foi modesta, com chãos térreos e construida em granito. Possuia um páteo apenas e um terreiro próprio de casa de lavoura. A segunda, mais ampla, desenvolve-se a partir do século II utilizando o xisto como material de construção. Possui um caráter urbano vincado através do desenvolvimento da habitação para o interior, fechada em si mesma e contando com a presença de pátios internos. Posteriormente, no século IV, é substituída por uma arquitetura voltada ao exterior, comprovada pela valorização das fachadas, pela multiplicação dos vãos e pela intensificação da ligação entre espaços interior-exterior, conferindo à habitação um caráter palaciano.
Apesar de sofrer descontinuidades, transformações e adaptações, a ocupação deste espaço prolongou-se até aos finais do século XVIII. Atualmente possui um centro de acolhimento.
Esperamos por si!
Saber que podemos fazer parte das suas recordações, é para nós um enorme orgulho.
Encontre criações singulares, concebidas de forma a caraterizarem o espaço que as inspirou e, em simultâneo, diferenciá-lo naquilo que o torna irrepetível. Descubra ainda livros, catálogos e diversas coleções sobre Arte e Património Cultural.