Ruínas Romanas de Milreu
Aberto: De maio a setembro: terça a domingo das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 | De outubro a abril: terça a domingo das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 (última entrada 30 minutos antes do encerramento)
Encerrado: segunda-feira; 1 de janeiro; Domingo de Páscoa; 1 de maio; 7 de setembro (feriado municipal); 25 de dezembro
Habitada de forma contínua do século I ao século XI, esta opulenta villa do Império Romano era, nos inícios do século IV, uma luxuosa residência senhorial. Possui termas, lagares de azeite e de vinho e instalações agrícolas, confirmando o estilo de vida de uma família de elevado estatuto social e político. Integra ainda um templo cristianizado no século VI, que, no período de domínio islâmico na Península Ibérica, foi utilizado como cemitério.
Escavações arqueológicas realizadas no final do século XIX viriam a desvendar mosaicos de temática predominantemente marinha, mármores e cerâmicas diversas, bem como estuques pintados e esculturas que ornamentavam os interiores e os jardins, hoje ex-libris do espaço.
Localizada a poente da aldeia de Estói, no concelho de Faro, conta com um centro de acolhimento e interpretação.
Esperamos pela sua visita!
Saber que podemos fazer parte das suas recordações, é para nós um enorme orgulho.
Encontre criações singulares, concebidas de forma a caraterizarem o espaço que as inspirou e, em simultâneo, diferenciá-lo naquilo que o torna irrepetível. Descubra ainda livros, catálogos e diversas coleções sobre Arte e Património Cultural.